20 mulheres incríveis da Bíblia para inspirar e admirar
Embora os tempos tenham mudado, as histórias dessas heroínas bíblicas continuam a iluminar e inspirar
20 mulheres incríveis da Bíblia para inspirar e admirar
20 mulheres incríveis da Bíblia para inspirar e admirar. Mesmo que você nunca tenha mergulhado profundamente no estudo da Bíblia, provavelmente já ouviu falar de Maria de Nazaré, conhecida por ser a mãe de Jesus. Mas a Bíblia está repleta de outras mulheres extraordinárias cujas histórias merecem ser conhecidas. Elas não se destacaram apenas como mães (embora os versículos sobre maternidade sejam repletos de inspiração), mas também como servas fiéis, líderes corajosas e exemplos de fé. Essas figuras femininas nos oferecem lições preciosas e podem aproximá-lo de Deus por meio de seus exemplos de vida.
Seja explorando as jornadas de Maria Madalena, Rute, Débora ou outras personagens menos conhecidas, estas mulheres podem ampliar sua compreensão da Bíblia e revelar novos aprendizados, até mesmo sobre aquelas cujas histórias você achava já conhecer. Entre elas, estão uma influente rainha persa, uma ancestral improvável de Jesus e a mãe da nação judaica. Embora a Bíblia mencione quase 50 mulheres, relembrar a trajetória dessas 20 figuras inspiradoras é um excelente ponto de partida.
1–Maria de Nazaré
Como mãe de Jesus, o papel importantíssimo de Maria na Bíblia é óbvio. Afinal, foi ela quem deu à luz o salvador do mundo quando era apenas uma adolescente, assim como o anjo Gabriel disse que ela faria.
Maria de Nazaré na Bíblia:
“Quando Isabel estava grávida de seis meses, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, a uma virgem que estava noiva de um homem chamado José, descendente da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Quando o anjo chegou até ela, ele disse: ‘Alegra-te, agraciada! O Senhor está contigo!’ Ela ficou confusa com essas palavras e se perguntou que tipo de saudação seria essa.
“O anjo disse: ‘Não tenha medo, Maria. Deus está te honrando. Veja! Você conceberá e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele governará a casa de Jacó para sempre, e não haverá fim para o seu reino.'” (Lucas 1:26-33)
2–Rute, a Moabita
Rute, a moabita, foi um exemplo de fé inabalável e bravura na Bíblia. Depois de ficar viúva cedo na vida, ela ficou com sua sogra e seguiu a Deus por todos os seus dias, acreditando que ele proveria para ela.
Rute, a moabita, na Bíblia:
“Então ela se curvou, rosto em terra, e respondeu-lhe: ‘Como é que encontrei favor aos teus olhos, para que me notasses? Sou uma imigrante.’
“Boaz respondeu a ela: ‘Tudo o que você fez por sua sogra depois da morte de seu marido me foi relatado completamente: como você deixou para trás seu pai, sua mãe e a terra do seu nascimento, e veio para um povo que você não conhecia de antemão. Que o Senhor a recompense por sua ação. Que você receba uma rica recompensa do Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio.'” (Rute 2:10-13)
3–Maria Madalena
Maria Madalena é uma figura bíblica frequentemente mal compreendida, mas ela certamente foi uma seguidora fiel de Jesus. Após ser curada por Ele, ela viajou com Ele e testemunhou sua crucificação, sepultamento e ressurreição.
Maria Madalena na Bíblia:
“Maria estava do lado de fora, perto do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou para olhar dentro do túmulo. Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus estivera, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos lhe perguntaram: ‘Mulher, por que você está chorando?’
“Ela respondeu: ‘Levaram meu Senhor, e não sei onde o colocaram.’ Assim que disse isso, ela se virou e viu Jesus ali, mas não sabia que era Jesus.
“Jesus lhe disse: ‘Mulher, por que você está chorando? Quem você está procurando?’
“Pensando que ele era o jardineiro, ela respondeu: ‘Senhor, se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou e eu o buscarei.’
“Disse-lhe Jesus: Maria.
Ela se virou e disse a ele em aramaico: “Rabuni”. (João 20:11-16)
4–Raquel
Raquel esperou pacientemente para se casar com seu amor Jacó depois de ser cruelmente enganada por seu pai, que enganou Jacó para se casar com sua irmã, Lia. Eventualmente, as orações de Raquel foram atendidas, e embora ela não tivesse filhos no início, ela se tornou a mãe de José e Benjamim.
Raquel na Bíblia:
“Deus respondeu a Lia. Ela engravidou e deu à luz um quinto filho para Jacó. Lia disse: ‘Deus me deu o que paguei, o que merecia por dar minha serva ao meu marido.’ Então ela o chamou de Issacar. Lia engravidou novamente e deu à luz um sexto filho para Jacó, e ela disse: ‘Deus me deu um presente maravilhoso. Agora meu marido me honrará, pois lhe dei seis filhos.’ Então ela o chamou de Zebulom. Depois disso, ela deu à luz uma filha e a chamou de Diná.
“Então Deus se lembrou de Raquel, respondeu a ela e a deixou conceber. Ela engravidou e deu à luz um filho, e disse: ‘Deus tirou a minha vergonha’. Ela o chamou de José, dizendo a si mesma: Que o Senhor me dê outro filho.” (Gênesis 30:17-24)
5–Ana
Ana orou desesperadamente por um filho, e prometeu que dedicaria a vida dele a Deus. Quando Deus veio, ela manteve sua palavra: Ela deixou seu filho Samuel para ser criado no templo (fornecendo sabedoria ao filho ao longo do caminho). A fidelidade de Ana nunca vacilou.
Ana na Bíblia:
“Quando ele foi desmamado e ainda era muito jovem, Ana o tomou, junto com um touro de três anos, uma efa de farinha e uma jarra de vinho, e o trouxe para a casa do Senhor em Siló. Eles mataram o touro, então trouxeram o menino para Eli.
“‘Com licença, senhor!’ disse Ana. ‘Tão certo como vive, senhor, eu sou a mulher que esteve aqui ao seu lado, orando ao Senhor. Eu orei por este menino, e o Senhor me deu o que pedi a ele. Então agora eu devolvo este menino ao Senhor. Enquanto ele viver, ele será dado ao Senhor.’ Então eles adoraram ali perante o Senhor.” (1 Samuel 1:24-28)
6-Eva
Embora Eva não seja a mulher mais íntegra da Bíblia, ela é certamente uma das mais influentes. Ao ceder ao mal, ela lembra ao mundo que, embora Deus seja bom, as tentações de Satanás não são.
Eva na Bíblia:
“A serpente era o mais inteligente de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. Ele disse à mulher: ‘Deus realmente disse que vocês não deveriam comer de nenhuma árvore do jardim?’
“A mulher disse à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas não do fruto da árvore que está no meio do jardim. Deus disse: Não comam dele, e não toquem nele, ou vocês morrerão .’
“A serpente disse à mulher: ‘Vocês não morrerão! Deus sabe que no dia em que dela comerem, verão claramente e serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.’ A mulher viu que a árvore era bonita, com alimentos deliciosos e que a árvore daria sabedoria, então ela pegou um pouco do seu fruto e comeu, e também deu um pouco ao seu marido, que estava com ela, e ele comeu. (Gênesis 3:1-6)
7–Débora
Como a única juíza mencionada na Bíblia, Débora é conhecida por ser uma líder compassiva (das quais não havia muitas nos tempos bíblicos). Ela trabalhou para purgar a nação daqueles que mantiveram Israel espiritualmente complacente e sob escravidão aos cananeus, retornando à adoração do único Deus verdadeiro.
Débora na Bíblia:
“Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, era uma líder de Israel naquela época. Ela se sentava sob a palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, nas terras altas de Efraim, e os israelitas vinham até ela para resolver disputas. Ela enviou uma mensagem a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e disse a ele: ‘O Senhor, o Deus de Israel, não lhe deu uma ordem? Vá e reúna-se no Monte Tabor, levando consigo dez mil homens do povo de Naftali e Zebulom. 7 Eu atrairei Sísera, o comandante do exército de Jabim, para se reunir com seus carros e tropas contra você no rio Quisom, e então eu o ajudarei a dominá-lo .’
“Baraque respondeu-lhe: ‘Se você for comigo, eu irei; mas se não, eu não irei.’
“Débora respondeu: ‘Certamente irei com você. No entanto, o caminho que você está tomando não lhe trará honra, porque o Senhor entregará Sísera a uma mulher.’ Então Débora se levantou e foi com Baraque para Quedes.” (Juízes 4:4-9)
8–Ester
A rainha Ester demonstrou grande coragem ao contar ao rei persa sobre um plano para assassiná-lo e, mais tarde, um plano para matar todos os judeus da Pérsia. Com o poder da oração e da bravura, ela salvou seu povo.
Ester na Bíblia:
“Ester falou novamente diante do rei. Ela se curvou aos pés dele, chorou e implorou que ele a tratasse com gentileza. Ela queria que ele anulasse a trama maligna de Hamã, o agagita — seu plano secreto direcionado contra os judeus. O rei estendeu o cetro de ouro para Ester, e ela se levantou e ficou de pé diante dele.
“Ela disse: ‘Se o rei quiser, e se eu lhe agradar — isto é, se a ideia parecer correta ao rei, e se ele ainda me vir como uma boa pessoa — então mande as pessoas escreverem algo para revogar a ordem — a ordem que pôs em prática o plano de Hamã, filho de Hamedata, o agagita, que ele escreveu para destruir os judeus em todas as províncias reais. Como suportarei ver o terrível mal prestes a varrer meu povo? E como suportarei ver outros destruindo minha própria família?'” (Ester 8:3-6)
9–Miriam
A profetisa Miriam era a irmã mais velha de Moisés, e ela ajudou a salvá-lo quando bebê. A mãe deles o deixou em uma cesta para protegê-lo de ser morto pelo Faraó, e quando a filha do Faraó o encontrou e teve pena dele, Miriam ofereceu a mãe deles para amamentá-lo para que pudessem ficar juntos.
Miriam na Bíblia:
“Então a profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um pandeiro na mão. Todas as mulheres a seguiram tocando pandeiros e dançando. Miriã cantou o refrão de volta para elas: Cantem ao Senhor, por uma vitória transbordante! Cavalo e cavaleiro ele lançou no mar!” (Êxodo 15:20-21)
10–Sara
Sara, esposa de Abraão, é um exemplo de como Deus cumpre suas promessas: depois de dizer a Abraão que daria à luz um filho, apesar de ser estéril, Sara deu à luz Isaque aos 90 anos.
Sara na Bíblia:
“O Senhor estava atento a Sara, assim como havia dito, e o Senhor cumpriu exatamente o que havia prometido a ela. Ela engravidou e deu à luz um filho para Abraão quando ele já era velho, no mesmo tempo que Deus lhe havia dito. Abraão deu ao seu filho o nome de Isaque, aquele que Sara lhe dera. Abraão circuncidou seu filho Isaque quando ele tinha oito dias de idade, assim como Deus lhe havia ordenado. Abraão tinha 100 anos quando seu filho Isaque nasceu.
“Sara disse: ‘Deus me deu o riso. Todo aquele que ouvir sobre isso vai rir comigo.’ Ela disse: ‘Quem poderia ter dito a Abraão que Sara amamentaria filhos? Mas agora eu dei à luz um filho quando ele era velho!'” (Gênesis 21:1-7)
11–Agar
Hagar passou por muitas dificuldades em sua vida. Inicialmente, ela era serva de Sara quando Sara não podia ter filhos, e quando Hagar engravidou, Sara ficou com ciúmes e a expulsou de casa. Eventualmente, um anjo encontra Hagar no deserto e a abençoa com uma criança chamada Ismael.
Agar na Bíblia:
“O mensageiro do Senhor encontrou Hagar numa fonte no deserto, a fonte na estrada para Sur, e disse: ‘Hagar! Serva de Sarai! De onde você veio e para onde está indo?’
“Ela disse: ‘De Sarai, minha senhora. Estou fugindo.’
“O mensageiro do Senhor disse a ela: ‘Volte para sua senhora. Suporte o tratamento severo que ela lhe deu.’ O mensageiro do Senhor também disse a ela: ‘Eu lhe darei muitos filhos, tantos que não podem ser contados!’ O mensageiro do Senhor disse a ela: ‘Agora você está grávida e dará à luz um filho. Você o chamará de Ismael, pois o Senhor ouviu sobre o tratamento severo que você deu a ele. Ele será um homem selvagem; ele lutará contra todos, e eles lutarão contra ele. Ele viverá em desacordo com todos os seus parentes.'” (Gênesis 16:7-12)
12–Abigail
Mencionada pela primeira vez em 1 Samuel, Abigail era uma mulher em um casamento profundamente infeliz que — depois de conseguir agir rapidamente para evitar uma batalha e derramamento de sangue — acaba salvando muitas vidas por meio de sua coragem.
Abigail na Bíblia:
“Davi disse a Abigail: ‘Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a enviou para me encontrar hoje! E abençoe você e seu bom julgamento por me impedir de derramar sangue e tomar vingança em minhas próprias mãos hoje! Caso contrário, tão certo como vive o Senhor Deus de Israel — aquele que me impediu de machucá-la — se você não tivesse vindo rapidamente e se encontrado comigo, não sobraria um único que urinasse em uma parede pela manhã.’
“Então Davi aceitou tudo o que ela havia trazido para ele. ‘Volte para casa em paz’, ele disse a ela. ‘Tenha certeza de que ouvi seu pedido e concordei com ele.'” (1 Samuel 25:32-35)
13–Isabel
Semelhante a Sara, Isabel era velha demais para conceber um filho — mas Deus tornou isso possível. Ela deu à luz João Batista, que contou ao mundo sobre seu salvador vindouro, Jesus Cristo.
Isabel na Bíblia:
“Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, e se perguntavam por que ele estava no santuário por tanto tempo. Quando ele saiu, não conseguia falar com eles. Eles perceberam que ele tinha tido uma visão no templo, pois ele gesticulou para eles e não conseguia falar. Quando ele completou os dias de seu serviço sacerdotal, ele voltou para casa.
“Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou. Ela guardou segredo por cinco meses, dizendo: ‘Isto é obra do Senhor. Ele me mostrou seu favor, removendo minha vergonha diante dos outros.'” (Lucas 1:21-25)
14–Priscila
Priscila é um exemplo de esposa piedosa na Bíblia: durante seu casamento com Áquila, o casal era conhecido por seu ministério poderoso e generosidade para com os necessitados.
Priscila na Bíblia:
“Enquanto isso, um certo judeu chamado Apolo chegou a Éfeso. Ele era natural de Alexandria e era bem-educado e eficaz no uso das escrituras. Ele havia sido instruído no caminho do Senhor e falava como alguém movido pelo Espírito. Ele ensinava com precisão as coisas sobre Jesus, embora estivesse ciente apenas do batismo que João proclamava e praticava.
“Ele começou a falar com confiança na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram, eles o receberam em seu círculo de amigos e lhe explicaram o caminho de Deus com mais precisão.” (Atos 18:24-26)
15–Maria de Betânia
A irmã de Marta e Lázaro, Maria sempre colocava Jesus em primeiro lugar. Enquanto ela O hospedava em sua casa com Marta, Ele a elogiou por “escolher o melhor” sentando-se a Seus pés em vez de ser influenciada por tarefas domésticas e deveres de entretenimento.
Maria de Betânia na Bíblia:
“Enquanto Jesus e seus discípulos estavam viajando, Jesus entrou em uma aldeia onde uma mulher chamada Marta o recebeu como hóspede. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que se sentou aos pés do Senhor e ouviu sua mensagem. Por outro lado, Marta estava preocupada em preparar tudo para a refeição. Então Marta foi até ele e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha para preparar a mesa? Diga a ela para me ajudar.’
“O Senhor respondeu: ‘Marta, Marta, você está preocupada e distraída com muitas coisas. Uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte. Ela não lhe será tirada.'” (Lucas 10:38-42)
16–Marta
Embora Marta, irmã de Maria, tenha sido repreendida por Jesus por colocar suas tarefas de anfitriã acima de aprender a palavra de Jesus, ela ainda era uma seguidora devota que queria que Jesus se sentisse confortável e fosse servido.
Marta na Bíblia:
“Quando Jesus chegou, ele encontrou Lázaro já estava no túmulo há quatro dias. Betânia ficava a pouco menos de três quilômetros de Jerusalém. Muitos judeus tinham vindo para confortar Marta e Maria após a morte do irmão. Quando Marta soube que Jesus estava chegando, ela foi ao seu encontro, enquanto Maria permaneceu na casa. Marta disse a Jesus: ‘Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mesmo agora eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus te dará.’
“Jesus lhe disse: ‘Seu irmão ressuscitará.’
“Marta respondeu: ‘Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia.’” (João 11:17-24)
17–Jeoseba
Jeoseba, a filha do rei Jeorão, é conhecida por salvar bravamente seu sobrinho bebê, o príncipe Jehoash, de ser massacrado pela rainha-mãe. A sobrevivência do príncipe Jehoash preservou a linhagem de Davi, graças a Jeoseba.
Jeoseba na Bíblia:
“Quando Atalia, a mãe de Acazias, soube da morte de seu filho, ela imediatamente destruiu toda a família real. Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, secretamente tirou o filho de Acazias, Jeoás, do resto das crianças reais que estavam prestes a ser assassinadas e o escondeu em um quarto junto com sua ama. Desta forma, Jeoás foi escondido de Atalia e não foi assassinado.
“Ele permaneceu escondido com sua ama no templo do Senhor por seis anos enquanto Atalia governava o país.” (2 Reis 11:1-3)
18–Joquebede
No livro de Êxodo, Joquebede tem que colocar a vida de seu bebê nas mãos de Deus durante o tempo em que o Faraó emitiu um decreto para matar todos os bebês hebreus do sexo masculino, colocando-os no Rio Nilo. Se isso soa familiar, então é provavelmente porque esta é a história de Moisés, filho de Joquebede, que foi salvo por sua mãe e sua irmã mais velha, Miriam.
Joquebede na Bíblia:
“Um homem da casa de Levi se casou com uma mulher levita. A mulher engravidou e deu à luz um filho. Ela viu que o bebê era saudável e bonito, então o escondeu por três meses. Quando não pôde mais escondê-lo, pegou uma cesta de junco e a fechou com piche preto. Colocou a criança na cesta e colocou-a entre os juncos na margem do rio.” (Êxodo 2:1-3)
19–Raabe
Mencionada pela primeira vez no livro de Josué, a história de Raabe é a de uma pessoa inesperada que se torna uma serva fiel de Deus. Ao fornecer abrigo aos soldados israelitas, ela coloca sua própria vida em risco enquanto demonstra fé em Deus.
Raabe na Bíblia:
“Então o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: ‘Envie os homens que vieram até você, os que entraram em sua casa, porque eles vieram espionar toda a terra.’
“Mas a mulher pegou os dois homens e os escondeu. Então ela disse: ‘É claro que os homens vieram até mim. Mas eu não sabia de onde eles eram. Os homens saíram quando era hora de fechar o portão ao anoitecer, mas eu não sei para onde eles foram. Depressa! Corra atrás deles! Você pode alcançá-los.’ Mas ela os levou para o terraço e os escondeu sob os talos de linho que ela havia colocado no terraço. Os homens de Jericó os perseguiram na direção do Jordão até os vaus. Assim que os que os perseguiam saíram, o portão foi fechado atrás deles.” (Josué 2:3-7)
20–Bate-Seba
Embora Bate-Seba seja amplamente conhecida por ter um caso com o Rei Davi, ela acabou usando sua vida para honrar a Deus, mais tarde dando à luz Salomão.
Bate-Seba na Bíblia:
“Davi respondeu: ‘Enquanto a criança estava viva, eu jejuei e chorei porque pensei: Quem sabe? O Senhor pode ter misericórdia de mim e deixar a criança viver. Mas ela está morta agora. Por que eu deveria jejuar? Posso trazê-la de volta? Não. Eu estou indo para onde ela está, mas ela não voltará para mim.’
“Então Davi consolou sua mulher Bate-Seba. Ele foi até ela e teve relações sexuais com ela. Ela deu à luz um filho e o chamou de Salomão. O Senhor o amava e enviou uma mensagem pelo profeta Natã para chamá-lo de Jedidias por causa da graça do Senhor.” (2 Samuel 12:22-24)