Devocional – Cuide do que Deus te deu
Devocional – Cuide do que Deus te deu
Mateus 25.14
“E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.”
Reflexão
Na parábola dos dez talentos nós temos uma lição valiosa do Senhor Jesus, Ele deu uma missão a três pessoas, multiplicar um capital, um dinheiro, quando falamos de talentos nesse texto se refere a dinheiro, moeda.
E esse dinheiro foi colocado nas mãos daqueles homens para trabalhar e multiplicar. A Bíblia nos mostra que os dois primeiros foram bem sucedidos. Porém o outro não fez nada, só procurou não perder, escondeu o talento na terra.
E quando o Senhor voltou lhe perguntou sobre o talento e ele respondeu:
“Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence.”
O senhor respondeu:
“Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.”
“Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.”
Esse servo é chamado de inútil, ele teve medo do seu Senhor.
Ele começou dizer: O Senhor é severo. Ele estava com medo.
O medo nos paralisa, Deus quer que demos frutos, Deus espera de nós produtividade. Não precisamos ter medo de Deus, Ele é justo e fiel, Ele não coloca julgo sobre nós, Ele não nos dá além da nossa capacidade, quando vemos na palavra em que lemos diz que Ele deu a cada um segundo a sua capacidade.
Ele seria injusto se colocasse algo em nós o qual não daríamos conta de fazer. Quando lemos que a pessoa recebeu só um talento, às vezes podemos pensar que isso seja pouco, porém não foi pouco, um talento naquela época valia 6 mil denário, era o salário de 20 anos trabalhados, quase uma vida. Então mesmo o que recebeu 1 talento, não recebeu pouco. O seu Senhor confiou muito nele.
Deus confia em cada um de nós e nos deu algo a fazer.
Sua palavra diz que sem Ele nada podemos fazer. Ele nos dá o talento, porém é Ele que nos ajuda a multiplicá-lo.
Deus nos dá o recurso necessário. Acredite!
Não é questão de se achar, se exaltar, porém, acredite que Deus te escolheu e te capacitou para fazer o melhor para sua obra. Faça com amor e crendo que quem te ajuda é o Senhor.
Como falamos no início, o texto se refere a dinheiro, porém Deus nos confiou “talentos” para usarmos para sua glória. Se você é um intercessor, interceda com amor, se você tem facilidade para tocar um instrumento, procure melhorar, e faça com amor para o Senhor Jesus. Se você prega, procure estudar mais e mais, se você canta, procure aprender técnicas para melhorar, aprenda a tocar um instrumento. Isso que Deus espera de nós que façamos tudo com amor e com excelência para sua glória sempre cuidando e valorizando aquilo que Ele colocou em nossas mãos.
Deus te abençoe!
Oração
Pai, peço perdão pelos meus pecados, me ajude a ser um servo bom e fiel. Me ajude a entender que não estou só na caminhada, o Senhor está comigo e é o Senhor que me capacita. O dom vem de Ti. Me ajude a dar frutos para tua glória.
Oro a Ti em nome de Jesus. Amém!