Seguir Jesus

O que devemos renunciar para seguir Jesus

Lucas 14.25-33

Seguir Jesus

25 Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:
26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?
29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
30 Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
31 Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
32 De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

Reflexão

Jesus está dizendo nesse texto que, quando alguém vai fazer uma construção, é bom ter um planejamento, saber exatamente o que irá gastar para só depois começar a construção. Da mesma forma, o rei, que indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?

Jesus está dizendo: “Se vocês querem me seguir de verdade, coloque na ponta do lápis quanto custa. Quer ser meus discípulos? É preciso renunciar.” O evangelho não se ajusta a mim e a você, nós que nos ajustamos ao evangelho. Jesus nos fez uma proposta: Quer vir após mim? Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

As pessoas precisam saber do custo de qualquer empreendimento no reino natural e no reino espiritual é a mesma coisa. Jesus não estava dando palestra sobre planejamento financeiro, mas Ele toma como base o que todos nós sabemos: ter um bom planejamento. Infelizmente, hoje em dia, as pessoas não estão fazendo planejamento nem do básico, como ter o seu planejamento financeiro. Jesus usa como figura de linguagem e diz que para segui-lo é preciso ter renúncias.

Quando Jesus fala em Mateus 7:13 que a porta é estreita, Ele está dizendo: “O caminho é desconfortável, apertado, porém te conduzirá a um lugar de gozo eterno. O caminho largo te dará conforto momentâneo, porém o seu fim é morte e desprezo eterno.” Em João 6:26-27 diz:

Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jesus está dizendo: “Vocês não estão atrás de mim, vocês estão atrás daquilo que ofereço a vocês. Vocês estão pensando no que eu posso fazer por vocês agora e não estão vendo o que posso fazer por toda a eternidade.”

Quando Jesus diz que Ele é o pão da vida, Ele usa uma figura de linguagem e diz mais: “Quem não come a minha carne e não bebe o meu sangue não tem parte comigo.” Jesus quer uma aliança conosco. (Sobre a Santa Ceia, o vinho representa o sangue, o pão representa o corpo de Cristo. Comunhão com Ele).

João 6:60 diz: “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” Não foi alguém desconhecido que falou isso, foram muitos dos seus discípulos. Ou seja, Jesus está dizendo: “Quer ser meus discípulos? Senta e calcule quanto custa.” No verso 66 diz que muitos dos seus discípulos o abandonaram após esse discurso. Por certo imaginaram que seria mais fácil. “Tá pedindo demais, Jesus.” Porém, o evangelho é renúncia, ou você se adequa a ele ou não.

No verso 67, Jesus pergunta aos 12: “Será que vocês querem se retirar também?” Jesus os chamou, Jesus os queria, porém Ele não os obrigava a andar com Ele. Ele só está dizendo: “Quer vir após mim? O caminho é estreito, calcule o preço. Ou vocês ficam comigo até o fim ou é melhor nem começar.”

No verso 68, Simão Pedro responde: “Senhor, para onde iremos nós se só o Senhor tem as palavras de vida eterna? O Senhor é o Santo de Deus.”

Paulo diz em Romanos 8:18:

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Vale a pena servir a Jesus, nosso alvo não é aqui na terra, mas sim na eternidade.

Seguir Jesus

Servir a Jesus tem um custo. Porém, vale a pena!

0 Comentários

Comente

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.

error: O conteúdo está protegido!